top of page
  • Foto do escritorcondaowix

Pacto pela Paz: Educação distribui 60 mil livros pedagógicos para as escolas



A Secretaria de Educação realiza, nesta semana, a entrega dos materiais pedagógicos referentes ao projeto de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz, para as escolas municipais e estaduais do município. No total, são mais de 60 mil exemplares que serão disponibilizados para crianças da pré-escola, de 4 e 5 anos, das escolas de educação infantil, e para os alunos do ensino fundamental das escolas públicas, tanto da rede municipal como estadual.


Para as Emeis, os livros trazem atividades e dinâmicas do programa Conte Comigo, voltado para as crianças e suas famílias, e que tem por objetivo promover o fortalecimento de vínculos familiares. Já para os alunos do ensino fundamental, o material trata do programa Seja, que visa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes.


De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Ligia Hoppe, o Pacto Santa Cruz pela Paz está consolidado nas instituições de ensino. “É um programa que veio para ficar, dentro da área da prevenção. Ele teve uma boa receptividade nas escolas, os professores receberam formação e estão capacitados para realizar as atividades e, o mais importante, está tendo uma boa aceitação tanto pelos alunos como por suas famílias”, afirmou.


Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o Pacto Santa Cruz pela Paz tem sido essencial na formação das crianças e adolescentes, segundo a titular da pasta, Roberta Pereira. “Estamos construindo um futuro onde a educação é crucial na prevenção à violência, pois é na sala de aula que essa transformação acontece. A Prefeita Helena me pediu que cuidássemos das pessoas, e através do Pacto estamos plantando essa sementinha desde a sala de aula”, declarou.


Nessa terça-feira, 16, quem já retirou o material foi a equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, do Bairro Santo Inácio. Conforme a diretora, Rosane Sehn, as crianças adoram os livros. “Desde o início do projeto as crianças demonstraram interesse, e os pais também. Os materiais são de fácil entendimento e não encontraram dificuldade de trabalhar as atividades com os filhos”, testemunhou.


De acordo com a responsável pela aplicação dos programas Conte Comigo, Seja e Cada Jovem Conta, Giseli Barros, da Secretaria de Educação, em novembro haverá uma mostra de trabalhos realizados pelas instituições de ensino. Neste ano, o Pacto pela Paz também apresenta uma novidade: o programa Ame, até então aplicado pela Secretaria de Saúde, será também implementado nas escolas, com profissionais da área de saúde realizando os encontros com as famílias.





22 visualizações0 comentário
bottom of page