top of page
  • pactosantacruzpela

Pacto pela Paz: Em capacitação de educadores, Bento é apresentado como mascote do programa SEJA

Mais uma etapa do Pacto Santa Cruz pela Paz iniciou nesta semana. Educadores da rede municipal participam de capacitação do programa SEJA, destinado aos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Os encontros acontecem na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e são ministrados pelos profissionais de psicologia do Instituto Cidade Segura. Cerca de 200 professores da rede municipal participam da atividade.

De acordo com a coordenadora do programa pelo Instituto, psicóloga Lisiane Milhoranza Rech, nesta etapa de capacitação são abordados temas como educação socioemocional, atenção plena e diálogo colaborativo.“


Abordamos práticas para que os professores comecem a vivenciar o programa Seja, para depois aplicarem para seus alunos”, afirmou.

Para executar as atividades em sala de aula, cada professor receberá material didático com a metodologia do programa, além de terem o suporte pedagógico durante todo o ano. Os alunos também receberão o caderno do estudante, com ilustrações para desenvolverem atividades, inclusive com suas famílias.

Nos encontros de formação, também foi apresentado aos educadores o mascote do programa: Bento, o atento! Ele é um cachorro que foi escolhido por possuir o superpoder da atenção e da escuta atenta, atividade exercida em uma das aulas do programa.

A professora da Emef Duque de Caxias, avalia a importância da qualificação. “Este programa é uma oportunidade em que os alunos poderão aprender a lidar com seus conflitos e suas emoções, muito importante nos dias atuais. É uma forma, também, de toda a rede de ensino pensar e agir de maneira igual na questão socioemocional”, declarou.

O secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, que coordena o Pacto pela Paz, salienta a importância do papel do educador na execução do programa. “Uma das bandeiras da prefeita Helena é cuidar das pessoas. E o programa SEJA tem práticas que envolvem tanto os alunos como suas famílias. Por isso, o trabalho do educador será essencial para o sucesso do programa. E somos muito gratos aos professores que aceitaram a proposta de colaborar com a metodologia do Pacto pela Paz”, concluiu.

Nos dias 21 e 28 de março, a capacitação será realizada com os educadores da rede estadual de ensino. Já o lançamento das ações do Pacto Santa Cruz pela Paz será em 31 de março.


8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page