top of page
  • pactosantacruzpela

Pacto pela Paz: Espaço de acolhimento infantojuvenil é inaugurado

Dentro da semana de aniversário do município, mais uma importante conquista na área da saúde foi entregue à comunidade nesta segunda-feira, 26. Trata-se do Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil Municipal (Craim), um espaço que servirá para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, instalado junto ao prédio do Centro Materno Infantil (Cemai). O novo serviço é mais uma ação do Programa Pacto Santa Cruz pela Paz.

O ato contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, e de demais órgãos atuantes no município, como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, secretários municipais e representantes do legislativo municipal. A estrutura do Craim contará com profissionais das áreas de enfermagem, psicologia e assistência social, que farão o trabalho de acolhimento das vítimas e seus familiares. São três salas disponíveis para oferecer o serviço.

O secretário de Governança e Relações Institucionais, e coordenador do Pacto pela Paz, Everton Oltramari, ressaltou a importância do novo serviço oferecido aos munícipes. “Hoje estamos vendo um sonho se tornar realidade, que é o de interiorizar o serviço deste órgão tão importante na defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. E Santa Cruz, com a criação deste órgão, dá um passo importante na articulação da sua rede, em oferecer um atendimento qualificado às vítimas de violência”, afirmou.

Já a secretária de Saúde, Daniela Dumke, ressaltou a importância do novo órgão. “Com a entrega de mais este serviço para a população, vamos conseguir centralizar nossos atendimentos e minimizar o máximo possível o sofrimento de nossas crianças, e de todas as pessoas que passam por situações de violência”, declarou.

Presento na solenidade, a promotora de Justiça Especializada, Danieli de Cassia Coelho, também se pronunciou. “Este é um sonho que sempre acalentei, sempre acreditei que Santa Cruz tem espaço e pessoas preparadas para ofertar este serviço. O Craim é mais uma porta de entrada, e quero parabenizar Santa cruz por este novo passo”, reconheceu. Ainda segundo ela, em média, dois casos de violência sexual aparecem por semana, em Santa Cruz.

Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany reconheceu o trabalho de todos os envolvidos para a concretização do Craim. “Um projeto dessa envergadura, só é possível com grandes parcerias. É um projeto da área da saúde, mas tem o envolvimento de todas as demais secretarias e de órgãos do Estado. Somos uma cidade privilegiada, porque quando propomos algo, todas as entidades colaboram, por isso temos coragem de fazer propostas bastantes ousadas, porque sabemos que não estamos sozinhos. Muito obrigado a todos que se envolveram”, finalizou.

O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil localiza-se na Travessa Kern, 120, junto ao prédio do Cemais. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo número (51) 3715-1210.









19 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page