top of page
  • pactosantacruzpela

Pacto pela Paz: Programa Cidade Multicultural levará ações a todos os lugares de Santa Cruz

Cultura em todos os lugares. Esta é a proposta do Programa Cidade Multicultural, que tem como objetivo levar música, arte e cultura em todos os espaços da cidade. Uma amostra do programa ocorreu ontem, na Escola Municipal Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso. A ação é uma das iniciativas vinculadas ao projeto de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz. Pelo programa, a expectativa é de atender cerca de 800 crianças e adolescentes do município, incluindo escolas da cidade e do interior, e Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conforme destaca o secretário de Cultura, Marcelo Corá. “Queremos proporcionar cultura em todos os lugares, para que, em especial, nossas crianças e adolescentes sejam influenciados positivamente em suas vidas”, afirmou.

O programa já iniciou há cerca de dois meses em quatro instituições de ensino do município, contemplando cerca de 130 alunos do ensino fundamental das Emefs Cardeal Leme, Harmonia, Rio Branco e a Guilherme Hildebrand. A prefeita Helena Hermany destaca a importância da cultura como forma de oportunizar inclusão e desenvolvimento humano. “Enquanto uma criança e um adolescente estiverem inseridos em projetos , seja na área da música, do esporte, ela terá mais possibilidade de se tornar um ser humano mais feliz e de se sentir capaz de realizar seus sonhos”, afirmou.

Felizes com a oportunidade de já se apresentarem com seus instrumentos após dois meses de ensaio, estavam o garoto João Pereira Neto e Tamires Paiano Luz, ambos com 12 anos. “A música me deixa feliz”, disse ela, e o menino descreveu, em uma palavra, o que representa a música para ele: “Música é tudo”, resumiu.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Elstor Desbessell, destacou o empenho de todos para a concretização do programa. “Nosso governo trabalha em equipe. E este programa é uma oportunidade de se cultivar valores como disciplina, respeito, amizade, além de poder abrir portas no futuro para essas crianças”, ressaltou.

O secretário de Governança e Relações Institucionais, e coordenador do Pacto Santa Cruz pela Paz, Everton Oltramari, destaca a democratização da cultura como instrumento de prevenção à violência. “Democratizar e espalhar cultura é construir uma fortaleza que nos protege da violência”, salientou.

Já o secretário de Educação, Wagner Machado, ressalta a parceria entre toda as secretarias do município na realização de ações. “Parabéns a todos os envolvidos. E esta é mais uma ação em que todas as secretarias se juntam para que toda a comunidade de Santa Cruz ganhe com isso, dando oportunidade a nossas crianças e adolescentes”, finalizou.







13 visualizações0 comentário
bottom of page