top of page
  • pactosantacruzpela

Pacto pela Paz: Veja como o programa AME dá suporte a mamães de primeira viagem

Uma iniciativa que contempla papais e mamães de primeira viagem é mais uma ação implementada pelo programa de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz. Denominada AME, a iniciativa tem como foco dar suporte, a além dos responsáveis diretos pelas crianças de zero a 6 anos, também aos cuidadores dos pequenos.

Na ESF Glória, por exemplo, quem recebe orientações é a dona de casa Tatiana Gomes Chaves, de 22 anos. Mãe de Arthur, de apenas um ano e um mês de vida, ela participa dos encontros, oito no total, promovidos com as Agentes Comunitárias de Saúde. “Como é meu primeiro filho, minha tia foi quem me ajudou muito no início. E aqui, nesses encontros, sempre tenho algo a aprender, porque ser mãe não é fácil”, afirmou.

Na ESF Glória, os encontros acontecem toda sexta-feira. De acordo com uma das facilitadoras do programa AME na unidade de saúde, Joana D’arc dos Santos, os resultados estão sendo muito positivos. “Muitas das mães vêm com aprendizados dos avós ou da própria mãe, e em muitas coisas conseguimos apresentar um novo olhar sobre o cuidado com o desenvolvimento da criança. Muitas das mães estão colhendo bons frutos com o programa”, afirmou.

O coordenador Adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzge, enfermeiro, também avalia a importância da iniciativa. “No programa AME Parentalidade Positiva, as crianças devem respeitar seus pais, porém também prega que o respeito é uma via de mão dupla, ou seja, pais também precisam respeitar as crianças. Muitas famílias mantém uma hierarquia muito rígida e o objetivo final é criar crianças e adolescentes de forma mais respeitosa, compreensiva, empática e atenciosa. A Parentalidade positiva não apoia castigos, punições e qualquer tipo de violência”, explica.

A psicóloga do Instituto Cidade Segura, que dá suporte para a implantação do programa, também avalia. “O AME ensina estratégias para educar sem violência, respeitando e acolhendo as necessidades da criança. É uma oportunidade de troca de experiências entre as mães, trazendo suas dificuldades com alguns comportamentos do filho e construindo novas formas de lidar com a criança através das orientações do programa”, finaliza.

Veja os locais onde o AME acontece:

ESF Cristal/Viver Bem

ESF Arroio Grande

ESF Boa Vista

ESF Glória

ESF Gaspar

ESF Senai

ESF Cohab

ESF Dr Pedro Eggler


18 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page