top of page
  • Foto do escritorcondaowix

Programa Família Acolhedora realiza primeira etapa de formação

Famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes através do Programa Família Acolhedora participam de mais uma etapa para buscar a habilitação na iniciativa. Na quarta-feira, 26, a equipe técnica do programa, da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o primeiro de cinco módulos de formação com dois dos casais inscritos. Participam do curso as pessoas que já realizaram a primeira fase de avaliação, que envolveu entrega dos documentos, entrevista com equipe técnica e visita domiciliar. Até o momento, 11 famílias já se cadastraram.

De acordo com a coordenadora do programa, Mônica Pitrovsky, estas etapas são importantes para esclarecer os interessados sobre o processo de acolhimento. “Estas etapas são fundamentais para que as famílias possam refletir e se preparar para receber em sua casa uma criança ou adolescente com medida protetiva. A formação tem como papel central oferecer suporte e novos aprendizados que são essenciais durante o acolhimento”, declarou.

Ainda segundo ela, os temas tratados na formação se referem desde a questão legais do processo de acolhimento, os direitos e deveres das famílias acolhedoras, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), até a realização de dinâmicas relacionadas ao assunto e o histórico do programa no Brasil.

O projeto de lei que instituiu o Programa Família Acolhedora, de autoria do Executivo Municipal, foi sancionado pela prefeita Helena Hermany em abril de 2022. O programa, que integra as ações do Pacto Santa Cruz pela Paz, contempla a colocação de crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência familiar, violência ou opressão, em famílias sem vínculo de parentesco, retirando-as do acolhimento institucional e proporcionando a elas um lar temporário com carinho, atenção e disponibilidade afetiva, até que possam ser reinseridas na família de origem ou serem adotadas por outra.

De acordo com a titular da pasta, Roberta Pereira, em 31 de maio será realizado um evento alusivo ao Dia Mundial do Acolhimento Familiar. O encontro, que terá como tema “Empresta tua família?! Relatos da prática do acolhimento familiar”, ocorrerá no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), das 19h às 22h.

Interessados em se inscrever no Serviço de Acolhimento Familiar podem se inscrever no endereço https://abre.ai/acolhedora. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3715-1895 (51) 998935864 ou através do perfil @familiaacolhedora.scs, no Instagram.




26 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page