top of page
  • pactosantacruzpela

Projeto Guarda-Costas retoma atividades com novidades

O projeto Guarda-Costas, uma iniciativa da Guarda Municipal do município de Santa Cruz, retomou suas atividades na manhã desta quarta-feira, 20, com uma série de oficinas na Escola Municipal José Ferrugem, do Bairro Renascença.

Com o objetivo de promover uma cultura de paz no ambiente escolar, a iniciativa também trabalha outras temáticas relacionadas ao bullying, sexualidade, cuidado com o corpo, saúde física e mental, violência escolar, redes sociais, e comunicação.

Em seu pronunciamento, o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves, explicou o propósito do projeto. “De forma gradual, queremos voltar a oferecer essas atividades nas instituições de ensino. É um trabalho preventivo, de orientação e de vivência que contribui para o processo de formação das crianças e adolescentes”, justificou.

O secretário da pasta, Everton Oltramari, ressaltou a importância da iniciativa. "Esta ação está inserida no Pacto Santa Cruz Pela Paz, que vai reunir um conjunto de ações de prevenção à violência focado em crianças e jovens e suas respectivas famílias. Queremos disputar cada criança e afastá-las da criminalidade para formar futuros cidadãos de bem", assegurou.

A supervisora escolar da Secretaria Municipal de Educação, Magda Mozzaquatro Rigue, avaliou a importância da iniciativa. “A educação não acontece só em sala de aula. Esta é uma forma muito especial que proporciona novas vivências e vem se somar ao trabalho já realizado pelos nossos professores”, afirmou.

A diretora do educandário, Dulce Weigel Henn, comemorou a inclusão da instituição de ensino no projeto. “Estamos muito felizes por sermos prestigiados com essa ação aqui na escola. Será de grande importância para nossos alunos, para que estejam preparados para o futuro enquanto cidadãos”, disse.

Durante a manhã, foram oferecidas diversas atividades, como técnicas em fotografia e vídeo, cuidados com o corpo e com a saúde bucal, orientações sobre trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), violência escolar, além da demonstração do trabalho da Defesa Civil.

As estudantes do 7º ano, Sabrina Soares de Brito, de 14 anos, e Vitória Kipper, de 12, estavam empolgadas com as novidades oferecidas. “O que mais gostei foi a oficina de fotografia. Eu já tinha pensado em ser fotógrafa, e agora me deu ainda mais vontade”, confessou Vitória.


O projeto Guarda-Costas é uma iniciativa da Guarda Municipal, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com o apoio da Defesa Civil e Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cursos de Comunicação Social, Odontologia, Enfermagem e Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Nesta etapa, o projeto conta também com o trabalho voluntário da profissional em psicologia, Andréia Port. A próxima instituição a receber o projeto será a Escola Municipal Duque de Caxias, nos dias 11 e 17 de novembro.


4 visualizações0 comentário
bottom of page