top of page
  • pactosantacruzpela

Santa Cruz firma acordo de cooperação técnica com a PRF

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na manhã desta terça-feira,30, um acordo de cooperação técnica, nas áreas de inteligência e tecnologia, com a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O município é o primeiro do interior do Estado a firmar o acordo, que integra as ações do Programa Pacto Santa Cruz pela Paz. A assinatura ocorreu em uma cerimônia no Salão Nobre do Palacinho e contou com a presença de autoridades da segurança pública, secretários, vereadores, convidados e imprensa.

A partir de agora, os órgãos da administração municipal passam a ter acesso gratuito aos sistemas utilizados pela PRF em todo o território nacional. Serão disponibilizadas plataformas eletrônicas para boletim e declaração de acidente de trânsito, boletim de ocorrência policial, além de toda a rede de capacitação do órgão para cursos de qualificação técnica. Em contrapartida o município vai compartilhar com a PRF todas as informações de acidentes de trânsito, estruturas de rádio comunicação digital e imagens das câmeras de videomonitoramento.

Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, Luís Carlos Reischak, a troca de informações, a partir da integração entre os órgãos, terá como resultado um melhor atendimento ao cidadão, mais qualidade e o aprimoramento das ações. “A partir dessa base de dados, será possível extrair conhecimento, desenvolver estatísticas, saber quais tipos de ocorrências estão acontecendo com mais incidência e traçar estratégias para atuar em cima desse conhecimento”, explicou.

Para o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, o fato de Santa Cruz do Sul ser o primeiro município do interior do Estado a assinar o termo de cooperação técnica, o coloca mais uma vez na vanguarda das ações em prol da segurança pública. "Estamos assinando aqui hoje um termo de cooperação que vai permitir o intercâmbio de dados, informações e conhecimentos. Uma gama tecnológica e uma rede de inteligência à disposição do nosso município, onde a nossa Guarda Municipal e nossa Fiscalização de Trânsito vão poder utilizar e trabalhar num sistema já consolidado no Brasil, que vai nos permitir trabalhar com muito mais inteligência, eficiência e agilidade", disse.

Na avaliação do secretário, a PRF é um dos órgãos mais qualificados e preparados tecnicamente e a assinatura do termo representa um passo importante na construção do Pacto Santa Cruz pela Paz. “Ninguém faz nada sozinho e, principalmente, na área da segurança pública nós precisamos da união de esforços para vencer a epidemia da violência. Vamos trabalhar muito forte para transformar Santa Cruz do Sul em uma das cidades mais seguras do Brasil”.

Ao discursar a prefeita Helena Hermany afirmou que a segurança é o alicerce fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade. "Acredito que o dia de hoje é um divisor de águas. Acredito que a prevenção é muito mais eficaz, mais barata e dá mais resultados. Estamos caminhando para que Santa Cruz do Sul venha a ser a cidade mais segura do Rio Grande do Sul e uma das mais seguras do Brasil”.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page