top of page
  • pactosantacruzpela

Unisc é mais uma parceira do Pacto pela Paz

Em sua fase de diálogo com as instituições, o Programa de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz foi debatido com os gestores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na manhã desta quarta-feira, 15.

Na ocasião, com a presença da reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, que assumirá como reitor no próximo ano, discutiu-se a importância da participação de uma universidade comunitária na execução do projeto. “Pela expertise da Unisc na área da educação, é fundamental que a instituição nos ajude neste processo de construção do Programa”, disse o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari.

A reitora da instituição, Carmen Lúcia de Lima Helfer, salientou que envolver a educação é fundamental nas ações de prevenção à violência. “Em um programa como este, não há como não envolver a educação e as escolas. É na escola, por ser tão dinamizadora, onde reverbera os problemas de uma comunidade. E que bom saber que o Pacto vai trabalhar justamente com alunos e suas famílias”, avaliou.

Ainda segundo ela, a universidade, pelo seu papel comunitário, e pelas temáticas que trabalha na formação em diversas áreas, irá atuar efetivamente no projeto. “Temos áreas como as do Direito, da Psicologia, da Saúde e de Educação, que podem contribuir muito, por trabalharem temas relacionados à prevenção da violência. Vamos avaliar como fazer isso na prática, para estarmos juntos nesta construção”, afirmou.

Já o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, elogiou a iniciativa por ser um projeto que deve perpassar administrações. “Essa ideia de que o Programa perpassa governos, é fundamental”, afirmou, e acrescentou ainda sobre os encaminhamentos que a universidade dará para colaborar com a iniciativa. “Vamos fazer um mapeamento interno, e ver quais os profissionais que já trabalham com temáticas relacionadas, para que participem neste processo”, finalizou.

Também participaram do encontro o diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, e a presidenta do Instituto, e coordenadora do programa socioemocional, Tâmara Biolo Soares, e o secretário executivo do Pacto, Tiago Baggiotto.

Pessoas, empresas e entidades que quiserem contribuir com sugestões para o Pacto pela Paz, poderá enviar pelo endereço eletrônico pactopelapaz@santacruz.rs.gov.br


2 visualizações0 comentário
bottom of page